Neuroplasticidade

O cérebro é constituído de 2 hemisférios os quais são unidos por um sistema de milhões de fibras nervosas.

Entretanto um hemisfério é constantemente informado sobre o que está acontecendo com o outro.

Se uma destas comunicações é quebrada a informação vai tentar encontrar uma outra via para chegar a seu destino. À essa capacidade que o cérebro têm de "criar estas rotas alternativas" dá-se o nome de NEUROPLASTICIDADE..

Imagine-se indo de Jundiaí à São Paulo pela Rod. dos Bandeirantes. Em um dado trecho você se depara com um acidente que impede que você prossiga sua viagem por essa estrada. Você então têm como alternativa prosseguir pela Rod. Anhanguera e assim, chegará da mesma forma até seu destino.

Seria mais ou menos isso que o cérebro faz frente a uma lesão para que a informação chegue a seu órgão alvo. Porém para que isso aconteça o seu cérebro precisa estar em boas condições.

A neuroplasticidade pode acontecer em indivíduos de qualquer idade e durante toda a vida. Para mantermos nossos neurônios em "bom estado" precisamos exercitá-los a todo momento e usá-los também, pois tudo que não é usado acaba atrofiando.

"Cultive bons hábitos e seja escravo deles".

Aprenda uma atividade nova a cada dia, dando preferência para assuntos que fujam da sua àrea de domínio. Leia um texto sobre filosofia, no outro dia um livro sobre geografia, faça uma receita nova ou mude o caminho de ir para sua casa. Você perceberá que com o tempo sua capacidade de aprendizagem irá melhorar e quanto mais você exercitá-lo mais conexões neurais serão formadas.

O seu cérebro irá agradecer se você não beber, não fumar, veja o nascer e o pôr do sol pelo menos duas vezes por semana, abrace uma árvore, invente uma estória, escreva uma metáfora ou semplesmente continue a acessar o nosso site pois, com certeza você terá informações para viver melhor.